Fora de Brasília desde quarta a noite, volto a viver um tipo de ciclo que já falei em outros momentos neste blog(http://diariodeumranzinza.blogspot.com/2009/01/volta-dos-que-no-foram.html). Principalmente pq estou no Rio de Janeiro. Fico então naquela fase cíclica de repensar a vida.
O Rio de Janeiro é um contraste monumental. Canso de ouvir amigos que vieram morar por aqui e sempre me indagam. "Mas eu pensei que fosse mais perigoso, violência tem em qualquer lugar."
Pois bem, sempre faço a mesma pergunta:
Pois bem, sempre faço a mesma pergunta:
Vc mora depois ou antes do túnel rebouças?
Isso tem uma importância muito grande, pq o rio de antes do rebouças tem uma grande maioria de bairros mais pobres, de locais extremamente mais perigosos, mesmo sabendo que a famosa rocinha, se encontra após o túnel rebouças.
Recentemente e já planejando os eventos da copa de 2014 e olimpíadas de 2016, a polícia tem se dedicado a ocupação de morros para expulsar os traficantes. Sim, como se fosse um cartão vermelho do futebol. Depois de uma partida ele pode voltar a jogar. Esses mesmos bandidos estão apenas em fase e remapeamento na cidade. Outros, estão(coitadinhos) mudando de qualificação profissional. Os chefões se veem agora tendo de voltar a assaltar bancos e a dar dureza ao invés de apenas comandar o tráfico. Aqueles que trabalhavam só de informantes e faziam toda a parte "burocrática" do negócio, desceram às ruas para assaltar qualquer coisa. Isso que dizer que o crime está apenas se repaginando, e adivinhem pra onde a maioria desses marginais estão vindo? Pra antes do túnel rebouças, é bem mais fácil a vida de assaltos por lá.
Não quero fazer crítica a nada governamental, nem à polícia, quero apenas constatar que é violento sim e se não ficar ligado o bicho pega. Na avenida brasil não pode ter radar eletrônico pq se tiver os bandidos fazem a festa em quem dirige a noite. Cheguei de viagem 1h da manhã e o taxista fez da brasil, uma verdadeira pista de corrida, corrida pela sobrevivência. Essa é uma realidade broxante. Difícil de mudar. Vai levar tempo!
Mas o que estou fazendo então nessa cidade?
Estou na cidade que mais amo na minha vida. De pessoas vibrantes, sociáveis, batalhadoras e por essas e pelas belezas naturais que só essa terra possui, ainda sinto saudade daqui e me renovo a cada vez que aqui piso. Tudo bem que a cultura do malandro acaba cada dia mais com a populaçao daqui. Mas amo isso aqui pelo que vale a pena. deveria até fazer mais isso em bsb. Onde muitas vezes não suporto o estilo de vida dos candangos. essa cidade transforma, energiza e revigora qualquer um que por aqui passa. Não consigo me desprender do gostoso vício de aqui estar. Queria entender melhor essa relação de amor e ódio. Logo eu que sou metido a buscar viver de relações estáveis. Vivo eu aqui o meu maior conflito. E assim vou pelo menos descansando da cidade do céu bonito e das pessoas fechadas.
Vamos ver como tudo acontece.. espero escrever mais por aqui enquanto fora de bsb estiver.
bye
Nenhum comentário:
Postar um comentário