terça-feira, 30 de março de 2010

Termina mas não acaba

Enfim termina esse lixo televisivo chamado BBB. Apesar de não acompanhar essa merda, em vários momentos esse programa lixo me acompanhou e me maltratou. Não foi apenas uma vez que cheguei em casa para visitar meus pais, e os via assistindo essa merda, comentando da vida desses filhas das putas e projetando o que aconteceria na votação entre eles. Não foi apenas uma vez que ao sair pra lanchar a noite, que é meu horário de descanso, vi uma tv ligada e pessoas assistindo com a incrível  narração de um cara culto, criativo, inteligente mas que se vendeu aos milhões para tratar da futilidade humana escondido num discurso de que fala dos valores e da vida como ela é.

Quantas vezes estive em uma fila de banco, e pessoas comentavam se tinham visto o episódio passado. Neste sábado fiz uma breve viagem a goiania e ao entrar no hotel a noite e ligar a tv, Pedro Bial proferia palavras "sábias", dava lições de vida e tirava mais um da casa com votação recorde, milhões entrando e mais uma "lição de vida" acontecendo.

É impressionante a essência do programa que fala relações e fala muito em mostrar a vida como ela acontece na verdade. Então se aqueles confinados na casa resolvem ficar amigos e boicotar o jogo, a disputa, o programa criar situações para que gere discórdia, se eles estão muito tranquilos, o programa cria festas para que bebam e saiam de si. Pq o importante no programa é a polêmica, qualquer que seja. Assim como os programas sensacionalistas baseados em senso comum fazem. Opinam como querem, fazem como acham que deve ser feito e passam a ideia de que quem vê o big brother, além de se entreter, passa a entender de relações, aprende com a vida assim como a novela ensina onde um multi milionário finge que morre, bota um bigode falso e aparece de gari para descobrir na família quem quer todo o dinheiro dele. Tudo a ver com a família e com a vida real. Impressionante!

Não tenho mais despertador em casa, e eu acabo colocando a tv pra ligar com o som alto, tem sido minha forma de acordar. Hoje poderia acordar mais tarde, ficar mais tranquilo, dormi sossegado de que seria um dia manso. Quando desperto com a tv, era a voz de Pedro Bial anunciando que hoje na final do BBB, teria muita emoção com a disputa e diversão com Ivete Sangalo cantando ao vivo. Sério mesmo meninos e meninas, quase chorei de raiva. Não sabia se bicava o colchão ou chorava de soluçar pelo mediocridade em que chegamos. Os mais vendidos mais espaços têm. E o pior de tudo é saber que esse programa não termina. A partir de amanhã, todo cidadão brasileiro será um candidato em potencial para participar do BBB11. Ideias surgirão para gravar seus vídeos. E a marca deixada por este programa de relações superficiais, de amor e luta pelo "sucesso" na tv e o maniqueísmo entre se tornar uma celebridade ou ser uma pessoa comum, durará os próximos 9 meses do ano até a próxima edição deste programa entrar no ar.

Está tudo pronto para o show. Hoje lágrimas rolarão, pessoas vão comemorar e cantar com a Ivete, que com certeza tecerá comentários esdrúxulos e sem cunho de valor algum. E assim seguiremos nossas vidas, pobres de vida, pobres de vínculos, mas ricos de mediocridade.

É uma pena que o fim do programa represente a continuação de um ciclo que não pára, não acaba e continua gerando receita pra alguns e reprodução de comportamentos fúteis pro restante.

É trsite esta realidade.

2 comentários:

ELSON disse...

É, concordo contigo! mas eu não sou um dos que quer virar "celebridade" no BbBosta nº xyz. Nunca ví nenhuma edição, não sei quem são essas pessoas e sinto uma hojeriza incrível pela vida alheia, ahhh foda-se! Foda-se tudo na verdade...

Soraia Yumi disse...

Ranzinza!!!!
Acabou,por enquanto,acabou sim,vida que segue...
Concordo que o programa não acrescente em nada e que tbm me envergonho pelo Pedro Bial.MAs é o que motiva mtas pessoas a irem para as suas casas a noite,ao contrário de nós...Vivemos em uma realidade dura de pessoas pobres ,miseráveis ,sem a cesso a cultura e educação,essas amam o que é lhes apresentado sobre forma de distração,onde tlavez seja o único momento do dia onde a família está reunida,e onde podem discutir sobre algum assunto.
Deprimente ou não,para muitas um momento feliz.
Infelizmente, é assim que funciona.

Brasil!